Prevalência de erros na radiografia panorâmica entre profissionais experientes e menos experientes
PDF

Palavras-chave

Radiografia panorãmica
Radiologia
Diagnóstico

Como Citar

MURAD, Fernanda; FRANCA, Deborah; AMBROSANO, Glaucia; COSTA, Eliana da; CRAL, Wilson. Prevalência de erros na radiografia panorâmica entre profissionais experientes e menos experientes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191697. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1697. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo nesse estudo foi avaliar a prevalência de erros na execução da técnica da radiografia panorâmica entre mestrandos e doutorandos em Radiologia Odontológica. A amostra consistiu em 771 imagens de radiografias panorâmicas, as quais foram classificadas de acordo com o grupo de pacientes (crianças, adultos, desdentados totais e parciais) e com o profissional que executou a técnica (mestrandos e doutorandos). Dois avaliadores verificaram a presença/ausência de erros nas imagens, bem como a repetição das imagens com erros. Análise descritiva foi realizada para verificar a frequência de erros, e o teste qui-quadrado para analisar os erros das radiografias panorâmicas em relação ao grupo de pacientes e formação do profissional. Os resultados mostraram que a frequência de exames corretos foi inferior a 50% para ambos os profissionais para todos os grupos de pacientes. Não houve associação significativa da porcentagem de exames com erros e da porcentagem de repetição com a formação do profissional e grupo de pacientes (p<0,05). Conclui-se que treinamentos com relação a técnica radiográfica panorâmica são necessários independente da formação do profissional.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191697
PDF

Referências

Mohtavipour ST et al. Common errors in digital panoramic radiographs taken in rasht dental school. J Of Dent Radiol, Pathol and Surgery. 2013; 2(2): 33-6.

Khator AM, Motwani MB, Choudhary AB. A study for determination of various positioning erros in digital panoramic radiography for evaluation of diagnostic image quality. Indian J Dent. 2017; 28(6): 666-70.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.