Avaliando os benefícios da aplicação tardia do teste unitário em projeto java
PDF

Palavras-chave

Teste de unidade
Linguagem JAVA
Teste de software

Como Citar

TOMOMITSU, Ricardo; VILELA, Plinio. Avaliando os benefícios da aplicação tardia do teste unitário em projeto java. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192795. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2795. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A realização de testes durante todo o processo de desenvolvimento de um software, é de extrema importância para possibilitar uma maior chance de sucesso do Projeto. Uma técnica de desenvolvimento de software bem conhecida é o Test Driven Development (TDD, ou em português, “Desenvolvimento Guiado por Testes”), uma das boas práticas do “Extreme Programming”. Dentre os diversos tipos de testes, é possível citar o Teste Unitário, e como citado, é uma boa prática, desenvolver os testes antes mesmo da implementação do código, para, dessa forma, permitir uma maior facilidade principalmente em relação à refatorações. Apesar disso, não podemos ignorar o fato de que os testes podem ser boas ferramentas, mesmo que posteriormente à codificação, para encontrar bugs e encontrar códigos que devem ou podem ser melhorados, visto que sua implementação tardia, pode permitir que o programador visualize problemas que antes não havia encontrado, ao passar novamente pelo código do projeto. Visto isso, ainda é necessário um meio de se guiar por meio do código, para ao menos facilitar a análise do mesmo, e descobrir quais pontos tendem a apresentar mais chances de conter bugs, ou códigos a serem melhorados, e para isso, o software Sonar poderia ser um ótimo meio de encontrar o ponto de início dos testes tardios.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192795
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.