Avaliação da Interferometria de Radar (InSAR) para o monitoramento de atividades garimpeiras na área de Peixoto de Azevedo (MT)
PDF

Palavras-chave

Interferometria de radar
Garimpagem
Monitoramento do impacto ambiental

Como Citar

FEITOSA, Brenda; DUCART, Diego. Avaliação da Interferometria de Radar (InSAR) para o monitoramento de atividades garimpeiras na área de Peixoto de Azevedo (MT). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192758. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2758. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O município Peixoto de Azevedo localizado ao norte do estado Mato Grosso, concentra intensas atividades garimpeiras desde a década de 80 e, atualmente, essa continua sendo uma atividade significativa para economia local. O longo período de garimpagem trouxe graves problemas ambientais para região: processos erosivos concentrados no solo, como voçorocas e ravinas; assoreamento do rio; desmatamento da mata ciliar e outros. Antes de qualquer medida visando recuperação é necessário entender e avaliar o impacto ambiental atual através de um diagnóstico das áreas já degradadas. Sendo este o principal objetivo deste projeto, aplicará-se a técnica de interferometria por radar de abertura sintética (InSAR) para registrar de forma precisa mudanças sutis na superfície provocadas pelas atividades garimpeiras na região Peixoto de Azevedo. As imagens serão obtidas do sensor radar Sentinel-1 e processadas no software SNAP (ESA) e IPC para aplicar a técnica de interferometria. Dessa forma, o objetivo secundário deste projeto será avaliar a técnica InSAR como uma ferramenta para análises ambientais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192758
PDF

Referências

Burgmann, R; Rosen, Paul A. ; Fielding, Eric J. . Synthetic aperture radar interferometry to measure earth’s surface topography and its deformation

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.