Geração de mapa do uso e ocupação do terreno da Fazenda Argentina da UNICAMP, utilizando veículo aéreo não tripulado (VANT)
PDF

Palavras-chave

VANT
Modelo digital de elevação
Fotointerpretação

Como Citar

CUNHA, Thiago; DUCART, Diego. Geração de mapa do uso e ocupação do terreno da Fazenda Argentina da UNICAMP, utilizando veículo aéreo não tripulado (VANT). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1742. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A proposta desta pesquisa está centrada na geração de um mapa de uso e ocupação do território da Fazendo Argentina, da UNICAMP, através do levantamento aerofotográfico com o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) DJI Phantom 4 PRO, assim como a avaliação do VANT como instrumento de análise e modelamento de terrenos. Para tal fim, foram voos e obtidas fotos sequenciais, de alta resolução, da área. O processamento dessas imagens foi feito no software Agisoft Metashape Professional, sendo gerado um Modelo Digital de Elevação (MDE), com o qual foi possível identificar áreas de risco à ocupação, por fatores como inundações em épocas de chuva. Por fim, sendo gerado o Mapa de Uso e Ocupação da Fazenda Argentina, e verificada como positiva a utilização do Veículo Aéreo não Tripulado para análise e modelamento digital de terrenos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191742
PDF

Referências

Chaplot, V., et al. Accuracy of interpolation techniques for the derivation of digital elevation models in relation to landform types and data density. 2006, Geomorphology, v. 77, n. 1, p. 126-141.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.