Avaliação radiográfica e da função musculoesquelética de pacientes hemofílicos
PDF

Palavras-chave

Hemofilia
Artropatia
Classificações radiográficas

Como Citar

NASCIMENTO, Vitorugo; PAGNANO, Rodrigo; BERNARDO, Bruno; RICCIARDI, Janaina; OZELO, Margareth. Avaliação radiográfica e da função musculoesquelética de pacientes hemofílicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192754. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2754. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Hemofilia é o distúrbio de coagulação sanguínea mais comum. A manifestação mais incapacitante da hemofilia é a hemartrose, uma vez que hemartroses de repetição podem evoluir para Artropatia Hemofílica Crônica (AHC) que, apresenta-se como artralgia, deformidade, limitação de movimentos e atrofia muscular, notadamente em cotovelos, joelhos e tornozelos. Nesse contexto, alguns sistemas de avaliação baseados em achados clínicos e radiográficos foram criados, como os escores Radiográfico de Pettersson, de Independência Funcional em Hemofílicos (FISH) e o de Saúde Articular em Hemofílicos (HJHS). Entretanto, existe uma dissociação clínico-radiológica descrita na literatura, ou seja, apesar de um quadro radiológico grave, o paciente pode manter uma amplitude de movimento e função articular. Nesse sentido, esse estudo foi feito com o intuito de avaliar a correlação entre as alterações radiológicas e a clínica de portadores de artropatia hemofílica crônica que fazem acompanhamento no Ambulatório de Hemofilia do Hemocentro da Unicamp. No total foram avaliados 103 pacientes. A análise estatística foi feita utilizando a correlação de postos de Spearman. Nos pacientes avaliados houve uma correlação excelente entre os valores totais dos escores por paciente e correlação entre boa e excelente quando as articulações foram avaliadas separadamente, esses dados diferem da literatura acerca do tema que descreve uma dissociação clínico-radiológica entre os pacientes com AHC.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192754
PDF

Referências

Cecil, R.; Goldman, L.; Ausiello, D. Cecil Medicine. ?Philadelphia: Saunders Elsevier. ? 2008?.
Leslie, R.; Catherine, M. Modern management of haemophilic arthropathy. British journal of haematology. ? 2007?, 136(6), 777-787.
Hassan, T.; Badr, M.; El-Gerby, K.; Correlation between musculoskeletal function and radiological joint scores in haemophilia A adolescents. Haemophilia. ? 2011?, 17(6), 920-925.
?Hilliard, P; et al. ?Hemophilia joint health score reliability study. Haemophilia ? . 2006, 518 – 525. 

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.