Caminho do estado criativo
PDF

Palavras-chave

Teatro
Criação
Atuação

Como Citar

BENVENGO, Beatriz; AGUILAR, Gina. Caminho do estado criativo: expansão e libertação do corpo/mente como dispositivo para a criação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192674. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2674. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo experimentar e propor procedimentos de trabalho do ator, a partir de estudos teórico-práticos, que facilitem a entrada do ator em estado criativo. Os artistas tomados como referência foram: Klauss Vianna, Jussara Miller, Luís Otávio Burnier, Antônio Januzelli, Cecília Salles e Eugênio Barba. O estudo foi dividido em três partes: estudo teórico, laboratórios práticos e registro constante. Os procedimentos experimentados nos laboratórios práticos visavam tirar as tensões desnecessárias a fim de trazer o corpo-mente para o momento presente, estimulando as potências e possibilidades do artista criador. Obtive como resultados: elaboração de um exercício cênico denominado “Cordilheira de Escombros”, sob a direção de Juliana Leite; o desdobramento dos laboratórios práticos com exercícios baseados na Técnica Klauss Vianna e no Treinamento Energético pesquisado por Luís Otávio Burnier, documentação escrita em Diário de Bordo, fotografias e vídeo da apresentação pública. Pude observar que alcancei com mais facilidade e prontidão o estado criativo afastando as tensões, dores, preocupações e vícios do corpo-mente através de: meditação; descontração e alongamento dos músculos; movimentações contínuas, tonificadas, fluidas, circulares e suaves - sempre coordenando inspiração e expiração com a expansão e recolhimento do corpo; olhar atento, curioso e desperto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192674
PDF

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
JANUZELLI, Antonio. A aprendizagem do ator. São Paulo: Ática S.a., 1986. MILLER, Jussara; A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética: Fundamentos dos Estudos Genéticos Sobre o Processo de Criação Artística. 3. ed. São Paulo: Educ - Editora da Puc - Sp, 2008.
VIANNA, Klauss; CARVALHO, em Colaboração Com Marco Antônio de. A Dança. 5. ed. São Paulo: Summus, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.