Avaliação da capacidade antioxidante de extratos obtidos do juá-de-cipó (Solanum jussiaei) utilizando líquidos pressurizados e CO2 supercrítico
PDF

Palavras-chave

Solanacea
Compostos bioativos
Frutas nativas

Como Citar

ADANI, Heloísa; PASTORE, Glaucia; PEREIRA, Ana. Avaliação da capacidade antioxidante de extratos obtidos do juá-de-cipó (Solanum jussiaei) utilizando líquidos pressurizados e CO2 supercrítico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192541. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2541. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O juá-de-cipó (Solanum jussiaei) pertence à família Solanaceae, a qual é caracterizada pela presença de alcaloides. Entretanto, estudos recentes vêm demostrando a importância dos compostos fenólicos presentes em frutas dessa família, como é o caso da fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum) e do juá-açu (Solanum oocarpum). Pereira et al. (2018) caracterizaram os compostos fenólicos presentes nessas duas frutas e verificaram que a capacidade antioxidante de ambas estava diretamente relacionada à presença desses compostos. Estudos preliminares apontam maior rendimento da extração de compostos bioativos com o emprego de dióxido de carbono supercrítico e de líquidos pressurizados, quando comparada a métodos convencionais. Portanto, o objetivo desse projeto foi caracterizar o juá-de-cipó quanto a sua composição centesimal e mineral e avaliar o rendimento da extração utilizando dióxido de carbono supercrítico e de líquidos pressurizados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192541
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.