Intervalo hídrico ótimo utilizando diferentes plantas de cobertura e sistemas de preparo de solo
PDF

Palavras-chave

Plantio direto
Cultivo mínimo
Compactação do solo

Como Citar

SILVA, Eduardo da et al. Intervalo hídrico ótimo utilizando diferentes plantas de cobertura e sistemas de preparo de solo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192488. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2488. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, há uma tendência de aumento da mecanização em campo e utilização de preparos conservacionistas. Com isto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o intervalo hídrico ótimo ao longo do ciclo de produção da cana-de-açúcar com diferentes plantas de cobertura e sistemas de preparo do solo. O estudo foi conduzido em condições de campo, na usina Santa Fé, localizada no município de Ibitinga-SP. Foram utilizadas quatro plantas de cobertura (crotalária, milheto, amendoim e sorgo) e três sistemas de preparo de solo (plantio direto, cultivo mínimo e cultivo mínimo com subsolagem profunda). O milheto e a crotalária, melhoram a estrutura do solo e o teor de água no solo. O preparo convencional proporcionou menor teor de água no solo, maior densidade do solo e, portanto, menor intervalo hídrico ótimo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192488
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.