Crescimento radicular em área de cana-de-açúcar utilizando mudas pré-brotadas
PDF

Palavras-chave

Plantio direto
Resistência do solo à penetração
Manejos conservacionistas

Como Citar

MOZ, Adrian et al. Crescimento radicular em área de cana-de-açúcar utilizando mudas pré-brotadas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192177. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2177. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O cultivo intensivo da cana-de-açúcar caraterizado pelo monocultivo causa compactação no solo. Logo, o objetivo deste projeto será avaliar os atributos físicos do solo e acúmulo da biomassa seca da raiz, propagada por mudas pré-brotadas, quando submetida aos sistemas de manejo plantio direto, preparo reduzido com Rip Strip®, convencional com grade aradora e convencional com subsolador. O estudo consiste em avaliar o primeiro ciclo de cultivo da cana-de-açúcar em área com plantio de soja como sucessão, localizada no município de Jardinópolis-SP e o delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso. Foram avaliados os atributos resistência do solo à penetração e sistema radicular da cultura. O uso do Rip Strip apresentou menor valor de resistência do solo à penetração e maior biomassa radicular.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192177
PDF

Referências

SOUZA, G. S.; SOUZA, Z.M.; SILVA, R.B.; ARAÚJO, F.F.; BARBOSA, R.S. Compressibilidade do solo e sistema radicular da cana de açúcar em manejo com e sem controle de tráfego. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.47, n.4, p.603-612, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.