Avaliação dos efeitos potenciais dos ácidos graxos saturados e insaturados na capacidade proliferativa de células hepáticas
PDF

Palavras-chave

Células hepáticas
Ácidos graxos
DHGNA

Como Citar

CARDOSO, Victoria; TORSONI, Adriana; SIMINO, Laís; FANTE, Thaís de. Avaliação dos efeitos potenciais dos ácidos graxos saturados e insaturados na capacidade proliferativa de células hepáticas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192357. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2357. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Devido a mudanças nos padrões alimentares e sedentarismo, o mundo tem sido atingido por uma epidemia de sobrepeso e obesidade. Sabe-se que a obesidade é capaz de alterar o metabolismo lipídico hepático, ativar processos inflamatórios e aumentar a predisposição ao desenvolvimento da doença hepatica gordurosa não alcoólica (DHGNA), caracterizada pelo acúmulo de triacilgliceróis nos hepatócitos que podem gerar diversas complicações e que leva cerca de 20% dos casos a necessidade de ressecção cirúrgica. Como o fígado não apresenta a função de armazenamento de lipídeos, o acúmulo de gordura nesse órgão pode ser um fator prejudicial no processo regenerativo das células. O presente projeto avaliou por Oil Red e ensaios de citotoxicidade, células hepáticas controles e tratadas com ácidos graxos saturados (palmitato), insaturados (palmitoléico) e ambos (mix de NEFA), analisando a deposição de gordura, morfologia e viabilidade celular, a fim de determinar a diferença entre os tipos de ácidos graxos na capacidade proliferativa das céulas in vitro.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192357
PDF

Referências

Kennedy A, Martinez K, Chuang CC, LaPoint K, McIntosh M. Saturated fatty acid-mediated inflammation and insulin resistance in adipose tissue: mechanisms of action and implications. J Nutr. 2009; 139 (1):1-4.
Liu TW, Heden TD, Matthew Morris et al., High-Fat Diet Alters Serum Fatty Acid Profiles in Obesity Prone Rats: Implications for In Vitro Studies. Lipids. 2015 Oct; 50(10):997-1008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.