Vogue no Brasil
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Palavras-chave

Vogue
Motivação
Psicologia do esporte

Como Citar

SILVA, Diego; FERNANDES, Paula. Vogue no Brasil: primeiros passos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192354. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2354. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Vogue é uma cultura que também originou uma modalidade de dança. Provém das minorias LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Queer), latinas e afrodescendentes, e proporciona empoderamento e liberdade de expressão. Após ser difundida com a ajuda de Madonna e um documentário de sucesso, o mundo conheceu o Vogue, e a cultura não parou de crescer. O objetivo deste trabalho então foi caracterizar os primeiros praticantes de Vogue, norteamericanos, e os praticantes brasileiros e estabelecer comparação entre os perfis e as motivações para o contato e a prática. Este estudo contou com 90 voluntários, que responderam a um questionário de 20 perguntas sobre o Vogue. A análise dos resultados concluiu que os brasileiros possuem conhecimento superficial e motivações tanto semelhantes quanto distintas aos pioneiros. Este trabalho serve como fonte de conhecimento histórico sobre o nascimento e a trajetória de uma cultura que nasceu em um país, porém renasceu em muitos outros.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192354
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Referências

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo v.35, n. 3, p.105-112, julho/setembro de 2000.
JACKSON, J. D. The Social World of Voguing. Journal for the Anthropological Study of Human Movement. 2002.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54-67. 2000.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

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