Relação entre atividade física, autoeficácia e transtornos mentais comuns em idosos
PDF

Palavras-chave

Atividade física
Autoeficácia
Transtornos mentais comuns

Como Citar

SOUZA, Marcela; FERNANDES, Paula; ALVES, Valéria. Relação entre atividade física, autoeficácia e transtornos mentais comuns em idosos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192430. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2430. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

No processo de envelhecimento, ocorrem de forma progressiva e gradativa, alterações no organismo humano. A prática regular de atividade física é uma forma de retardar essas alterações.Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as possíveis relações entre percepção de autoeficácia e transtornos mentais comuns em idosos que praticam e que não praticam atividades físicas. Participaram do estudo 128 idosos (95 do sexo feminino), participantes do Programa UniversIDADE da UNICAMP. Ao analisar os resultados, foi encontrada diferença estatisticamente significativa para: situação conjugal, renda, doenças crônicas e transtornos mentais comuns, indicando que as mulheres viviam mais tempo sozinhas, com renda inferior e quadros mais frequentes de artrite, osteoporose e transtornos mentais comuns.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192430
PDF

Referências

BARRETO, J. Envelhecimento e qualidade de vida: o desafio actual. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 15, 2017.
ROCHA, S. V., et al. Prevalência de transtornos mentais comuns entre residentes em áreas urbanas de Feira de Santana, Bahia. Rev. Bras. Epidemiol., v. 13,n. 4, p. 40-630, 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.