Resumo
A crescente discussão acerca da utilização de dispositivos móveis por crianças pequenas instiga também o debate sobre ensinar pensamento computacional para crianças. Nesta pesquisa mostramos a opinião dos principais responsáveis por crianças de 2 a 6 anos a respeito do tema.
Referências
CGI.br Comitê Gestor de Internet no Brasil (2018) “TIC Kids Online Brasil - Pesquisa sobre o uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil”. Disponível: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_li vro_eletronico.pdf. Acesso em: 19 fev. 2019.
Silva, T. O.; Silva, L. T. G. (2017) “Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais”. Revista Psicopedagogia, São Paulo , v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017.
UNESCO (2013) “Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel”. Disponível: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770. Acesso em: 20 fev. 2019.
Silva, L. R; Arantes, F. L.; Freire, F. M. P. (2019) “Tecnologias móveis e crianças pequenas - questões iniciais”. Relatório Técnico do NIED, n. 1, 2019. Campinas, Brasil. No prelo. Estará disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/relatorios-tecnicos/.
Wing, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.