Introdução à lógica de programação usando o scratch
PDF

Palavras-chave

Pensamento computacional
Metodologia
Scratch

Como Citar

LIMA, Camila de; FREIRE, Fernanda. Introdução à lógica de programação usando o scratch: proposta de uma metodologia para crianças. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191667. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1667. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho teve a intenção de construir uma metodologia para a introdução de conceitos de programação de computadores para crianças de 6 a 8 anos de idade. Tal proposta metodológica, baseada na linguagem Scratch, parte de (i) achados na literatura; (ii) resultados decorrentes da aplicação da proposta com crianças da faixa etária alvo e, finalmente, (iii) resultados da apreciação de pesquisadores experientes na área de Informática na Educação sobre a metodologia. Escolhemos contextualizar as atividades de programação utilizando uma história já conhecida, a de João e Maria. Apostamos também no lúdico, por meio do desenvolvimento de um jogo. E, ainda, levamos em consideração a hipótese de que a leitura do código o Scratch - cujos termos aproximam-se da língua materna da criança - pode ajudar no entendimento de conceitos computacionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191667
PDF

Referências

BONA, Viviane de. Tecnologia e Infância: Ser criança na contemporaneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. United States of America: Basic Books: 1980.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.