A formação de professores para a diferença
PDF

Palavras-chave

Inclusão
Formação de professores
Licenciaturas

Como Citar

SOUZA, Bárbara; MANTOAN, Maria. A formação de professores para a diferença: um estudo sobre os cursos de licenciatura da UNICAMP e suas implicações em educação inclusiva. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192032. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2032. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Um dos obstáculos para a concretização da educação inclusiva é a formação inicial dos alunos das Licenciaturas, futuros professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, cujos currículos não dão conta do entendimento da inclusão em seu sentido amplo e restrito e das práticas pedagógicas alinhadas a essa perspectiva educacional. Tais alunos se sentem despreparados para ensinar diante das diferenças dos alunos em geral e, principalmente, do público alvo da Educação Especial. A intenção desta pesquisa foi conhecer as possíveis razões pelas quais esse despreparo persiste, especificamente na UNICAMP. O estudo revelou uma incoerência entre a formação oferecida à esses alunos e a legislação vigente, os currículos das Licenciaturas e a abordagem facultativa dos professores sobre o tema.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192032
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Conselho Estadual de Educação. Deliberação N° 154/2017. Dispõe sobre alteração da Deliberação CEE nº 111/2012.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 1.ed. São Paulo, SP: Ed.34, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.