Entre o público e o privado
PDF

Palavras-chave

Pichações
Conflitos
Universidade

Como Citar

CARÃO, Edy; FACCHINI, Regina. Entre o público e o privado: rumores, diálogos e violência a partir de pichações em banheiros de universidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191970. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1970. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os rumores e diálogos que se estabelecem por meio de pichações em banheiros públicos da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. A análise priorizará a identificação de conflitos e tensões que envolvem a comunidade acadêmica, particularmente aqueles relacionados à diversidade sexual e de gênero, violência e avanço do conservadorismo. A metodologia implica a observação, registro e análise de pichações em banheiros situados em quatro diferentes espaços da universidade, escolhidos a partir de suas especificidades e revisão de literatura sobre antropologia das imagens e das emoções, especialmente no que diz respeito a rumores, fofocas e anonimato.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191970
PDF

Referências

DAS, Veena. O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade. Cad. Pagu,Campinas, n.37, p. 9-41, 2011.

FRANCISCON, Taís; PIZZI, Luana E; PERINA, Ivan de Salles. Letramentos marginais na universidade: o caso das pichações em banheiros. Língua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 6, p. 1-11, 2011.

FRANCO, Sergio. Pixação e memória: a cidade como lápide. In: LEITE, AntonioE. Graffiti em SP: tendências contemporâneas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

SPERLING, Christiane. Sexo forever: corpo, sexualidade e gênero nos grafitos de banheiro em uma escola pública de Porto Alegre. 2011. 57 fl. Monografia (Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.