O processo alternativo fotográfico da fitotipia
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Fitotipia
Artes visuais

Como Citar

POLZL, Patrícia; SALLES, Filipe de. O processo alternativo fotográfico da fitotipia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191960. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1960. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta iniciação científica desenvolveu uma base teórica para o estudo do processo fotográfico da Fitotipia, técnica alternativa fotográfica que consiste na impressão de imagens sobre a superfície da folha de diferentes espécies vegetais, utilizando apenas mecanismos naturais relacionados com a fotossíntese. Esta base teórica também busca resumir, de forma didática, práticas de atividade experimental. Este estudo sobre Fitotipia ou Chlorophyll prints (termo usado na língua inglesa) foi desenvolvido por meio de: contextualização histórica do processo; da pesquisa de artistas que utilizam a Fitotipia em seus trabalhos; análise dos resultados de um levantamento de dados feito por testes com diferentes plantas e apontamentos sobre quais seriam as melhores práticas para se ter bons fitotipos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191960
PDF

Referências

BRÄCHER, A.. Práticas Híbridas e Alquimia: considerações sobre a fotografia através dos processos fotográficos históricos. Informática na Educação (Impresso), v. 11, p. 47-52, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.