A imagem-sonho no filme “A Concha e o Clérigo”
PDF

Palavras-chave

Cinema
Surrealismo
Germaine Dulac

Como Citar

BALAMINUTTI, Lara; SALLES, Filipe de. A imagem-sonho no filme “A Concha e o Clérigo”: uma análise segundo o surrealismo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191716. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1716. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar o filme “A Concha e o Clérigo” (La Coquille et le Clergyman), dirigido pela cineasta francesa Germaine Dulac (1882-1942), em 1927, a partir dos ideais presentes na vanguarda Surrealista. Considerada uma das primeiras produções surrealistas no cinema, a pesquisa pretende abordar esta produção cinematográfica, como precursora no que diz respeito à construção de uma imagem e narrativa surrealistas no cinema, considerando a criação da imagem onírica e analisando seus aspectos experimentais, estéticos e poéticos. A pesquisa propõe analisar a relação entre esta produção cinematográfica e os ideais que a vanguarda surrealista almejava. Apoiando-se nos manifestos e escritos dos próprios artistas do período, o estudo visa evidenciar, nesta produção cinematográfica, especificamente, aspectos que apontem a direção de Dulac como precursora em transmitir e traduzir os ideais da vanguarda Surrealista para o cinema.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191716
PDF

Referências

A CONCHA e o Clérigo. Direção de Germaine Dulac. Roteiro: Germaine Dulac, Antonin Artaud. Música: Iris Ter Schiphorst. Paris: Germaine Dulac, 1927. P&B.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

KUENZLI, Rudolf E. Dada and Surrealist Film. Cambridge, MA: The MIT, 1996.

NADEAU, Maurice. História do Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.