Resumo
Esta pesquisa pretende analisar o filme “A Concha e o Clérigo” (La Coquille et le Clergyman), dirigido pela cineasta francesa Germaine Dulac (1882-1942), em 1927, a partir dos ideais presentes na vanguarda Surrealista. Considerada uma das primeiras produções surrealistas no cinema, a pesquisa pretende abordar esta produção cinematográfica, como precursora no que diz respeito à construção de uma imagem e narrativa surrealistas no cinema, considerando a criação da imagem onírica e analisando seus aspectos experimentais, estéticos e poéticos. A pesquisa propõe analisar a relação entre esta produção cinematográfica e os ideais que a vanguarda surrealista almejava. Apoiando-se nos manifestos e escritos dos próprios artistas do período, o estudo visa evidenciar, nesta produção cinematográfica, especificamente, aspectos que apontem a direção de Dulac como precursora em transmitir e traduzir os ideais da vanguarda Surrealista para o cinema.
Referências
A CONCHA e o Clérigo. Direção de Germaine Dulac. Roteiro: Germaine Dulac, Antonin Artaud. Música: Iris Ter Schiphorst. Paris: Germaine Dulac, 1927. P&B.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
KUENZLI, Rudolf E. Dada and Surrealist Film. Cambridge, MA: The MIT, 1996.
NADEAU, Maurice. História do Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
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