Desenvolvimento de pães funcionais enriquecidos com extrato da casca de jaboticaba (Myrciaria cauliflora)
PDF

Palavras-chave

Compostos fenólicos
Casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora)
Pão

Como Citar

NUNES, Beatriz; ROSTAGNO, Mauricio. Desenvolvimento de pães funcionais enriquecidos com extrato da casca de jaboticaba (Myrciaria cauliflora). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191954. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1954. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O intuito do projeto foi analisar o enriquecimento de pães com diferentes concentrações (1%, 2,5%, 5% e 7,5%) de extrato da casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora), a fim de torna-ló um alimento funcional. Foi realizado o processo de liofilização das cascas de jabuticaba e seu extrato, sendo esse o material que foi substituido pela farinha de trigo dos pães. Em seguida, foi feito análises de compostos fenólicos e atividade antioxidante através do método FRAP e ABTS. Os resultados demostram que a quantidade de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante foram mantidas. Desse modo, é possível relatar que a incorporação do extrato da casca da jabuticaba foi efetiva e tem potencial para trazer benefícios à saúde.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191954
PDF

Referências

HALLIWELL, Barry; GUTTERIDGE, John M.c.. Free Radicals in Biology and Medicine. 5. ed. United Kingdom: Oxford University Press, 2015.

MOURA, Márcio Hercules Caldas. Avaliação do efeito de extratos ricos em compostos fenólicos da jabuticaba-sabará ((Plinia janoticaba (Vell.) Berg) na prevenção da obesidade e do diabetes mellitus tipo 2. 2016. 20 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciência dos Alimentos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

OLIVEIRA, Antônio Luís de et al, Caracterização tecnológica de jabuticabas 'Sabará' provenientes de diferentes regiões de cultivo. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal , v. 25, n. 3, p. 397-400, Dec. 2003.

SASSO, Simone Aparecida Zolet. PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE JABUTICABEIRA. 2009. 64 f. Tese (Doutorado) - Curso de Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2009.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.