Experiências de Tecnologia Social na modalidade reciclagem no Brasil e na Colômbia
PDF

Palavras-chave

Tecnologia Social
Reaplicabilidade
Redes

Como Citar

SOUZA, Thayla de; NOIJE, Paulo Van. Experiências de Tecnologia Social na modalidade reciclagem no Brasil e na Colômbia: como as redes afetam sua reaplicabilidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191935. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1935. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Em um contexto de altas taxas de desemprego, a reciclagem é uma das soluções para esse problema, pois gera renda à população mais carente. Na Colômbia e no Brasil, há experiências de Tecnologia Social (TS), que na modalidade de reciclagem geraram renda. No entanto, pouco se sabe sobre quais organizações são responsáveis pela sua realização, e menos ainda se conhece quais redes foram originadas a partir delas e se essas redes afetam a reaplicabilidade das experiências. Com isso, foi realizado uma ampla pesquisa, sendo encontradas 121 experiências de Tecnologia Social que geraram renda, sendo selecionadas para estudo 2 delas, sendo uma de cada pais. O objetivo foi compreender como as redes afetam a reaplicabilidade das experiências de TS na modalidade reciclagem, por meio de um questionário online aplicado aos atores responsáveis pelas tecnologias escolhidas. Além disso, o presente estudo foi realizado no âmbito do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP), fazendo parte de uma pesquisa maior em que se objetivou realizar um estudo comparativo entre experiências de TS nas modalidades: alimentação, geração de renda, habitação e meio ambiente, recursos hídricos e energia, nos países: México, Argentina, Brasil e Colômbia.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191935
PDF

Referências

ANTUNES, R. (2010). A crise, o desemprego e alguns desafios atuais. Serviço Social & Sociedade. São Paulo.

COSTA, A. B. et al. Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013.

Fundação Banco do Brasil (2018). Disponível em: tecnologiasocial.fbb.org.br. Acessado em: abr 2018.

LOPES, F. DIAS; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 5, p. 1007–1035, out. 2009.

Martinho, Cássio. Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Rebeca Kritsch (WWF-Brasil). 2003.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, v. 34, n. 2, p. 93–104, ago. 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.