Tecnologias sociais voltadas à geração de renda na Argentina, Brasil, Colômbia e México
PDF

Palavras-chave

Tecnologia social
Geração de renda
Redes

Como Citar

MEURSING, Leandra; NOIJE, Paulo Van. Tecnologias sociais voltadas à geração de renda na Argentina, Brasil, Colômbia e México: identificação de desafios e fatores de sucesso para sua efetiva reaplicação em interface com o fenômeno das redes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192011. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2011. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Frente à dinâmica excludente da economia capitalista e tendo em vista que a tecnologia não é neutra, faz-se necessário reverter essa lógica para uma baseada na cooperação. Contrapondo-se a esse modelo convencional, emerge o conceito de Tecnologia Social (TS). Nesse sentido, a proposta do projeto é estudar qual a influência das redes sob a reaplicabilidade das TSs que geram renda na Argentina, Brasil, Colômbia e México, entendendo que a baixa/alta reaplicabilidade pode estar relacionada com a conectividade da rede que se articula entorno à TS, além de identificar os pré-requisitos para reaplicá-las, principais desafios e fatores de sucesso que perpassam essa temática.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192011
PDF

Referências

BANCO DO BRASIL. Tecnologia Social. Disponível em: http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/o-que-e/tecnologia-social/o-que-e-tecnologia-social.htm. Acesso em: 07 jul. 2019.

CEPAL. A elevada desigualdade na América Latina constitui um obstáculo ao desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/comunicados/cepal-elevada-desigualdade-america-latina-constitui-obstaculo-o-desenvolvimento. Acesso em 17 de Abr. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.