Reações adversas potenciais relacionados a medicamentos em uso por crianças hospitalizadas
PDF

Palavras-chave

Efeitos colaterais e reações adversas relacionadas a medicamentos
Segurança do paciente
Crianças.

Como Citar

SOARES, Barbara Ester; MISKO, Maira Deguer; SILVA, Juliana Bastoni da. Reações adversas potenciais relacionados a medicamentos em uso por crianças hospitalizadas: foco na segurança. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018185. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/185. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal, realizado com crianças de zero a doze anos de idade, internadas em uma Unidade de Internação Pediátrica, de um hospital de ensino, com os objetivos de identificar os medicamentos utilizados pelas crianças hospitalizadas, agrupar os medicamentos de acordo com o Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) e identificar os principais eventos adversos a medicamentos potenciais descritos para a faixa etária pediátrica.A amostra foi composta por prescrições médicas de 25 crianças. Foram encontrados 99 medicamentos diferentes nas prescrições médicas. As reações adversas potenciais descritas foram mais presentes nos medicamentos constituídos pelos grupos anatômicos do sistema nervoso, anti-infecciosos gerais para uso sistêmico e aparelho cardiovascular, com predomínio de reações adversas classificadas como graves. O presente estudo teve o intuito de fornecer recursos teóricos, embasados em literatura reconhecida internacionalmente, que podem auxiliar o enfermeiro neste complexo processo de medicação, com vistas a melhorar a segurança nesse quesito de cuidado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018185
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.