O recém-nascido em cuidados paliativos e a comunicação de más notícias
PDF

Palavras-chave

Cuidados paliativos
Comunicação
UTI neonatal.

Como Citar

CAMILO, Beatriz Helena Naddaf; MISKO, Maira Deguer; SALIM, Natália Rejane. O recém-nascido em cuidados paliativos e a comunicação de más notícias: a experiência do enfermeiro de unidade de terapia intensiva neonatal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018198. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/198. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os cuidados curativos e paliativos devem caminhar juntos e com a piora ou complicação da doença, a comunicação passará a ser ferramenta importante para se atingir êxito no tratamento. O processo de comunicar más notícias é uma atividade complexa que exige conhecimento, expertise e habilidade. Essa pesquisa tem por objetivo conhecer os significados atribuídos pelos enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal à comunicação de más notícias à família do recém-nascido em cuidados paliativos. Foi utilizada a metodologia qualitativa descritiva, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo, com desenvolvimento de categorias temáticas. Da análise dos dados, emergiram cinco categorias: “Reconhecendo dificuldades para lidar com o processo de comunicação de uma notícia difícil”; “Lidando com barreiras que interferem negativamente no cuidado à família”; “Sendo o porto seguro da família”; “Tendo de lidar com o sofrimento da família após a comunicação de uma má notícia” e “Olhando de forma mais humanizada para o processo de comunicação de más notícias”. O papel do enfermeiro em participar do processo de comunicação de más notícias é um tanto conturbado, devido aos fatores que influenciam, seja positiva ou negativamente suas ações, sendo necessário ampliar o olhar para o cuidado em saúde e o desenvolvimento de estratégias para auxiliar os enfermeiros diante de uma comunicação de uma má notícia.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018198
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.