Bioensaios toxicológicos com sementes e organismos do solo para avaliação do efeito do arsênio (As)
PDF

Palavras-chave

Arsênio
Toxicidade
Solo

Como Citar

ALMEIDA, Luana; PIRES, Marta; ZANATTA, Maraline; MARTINS, Marcela. Bioensaios toxicológicos com sementes e organismos do solo para avaliação do efeito do arsênio (As). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191841. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1841. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O uso de organismos da mesofauna do solo e sementes para estudos toxicológicos e avaliação do comportamento de substâncias está tornando-se cada vez mais comuns por serem testes simples e representativos. Esta pesquisa utilizou testes de toxicidade em organismo Folsomia candida e sementes de alface e rúcula para avaliar o efeito do arsênio. Em testes de germinação e avaliação do alongamento das raizes expostos a arseniato de sódio heptahidratado (Na2HAsO4 7H2O) as sementes de alface obteve um EC50 em 3,01 mgAs/L, enquanto as sementes de rúcula o EC50 foi na faixa de 5,26 mgAs/L, e constatou-se uma maior sensibilidade das sementes de alface, o crescimento das raízes foi mais sensível que a germinação. Para o Folsomia candida as concentrações utilizadas no teste não apresentaram nenhum efeito observado. Verificando-se maior resistência comparada às sementes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191841
PDF

Referências

ALVES, R. H.; RIETZLER, A. C.. Efeitos tóxicos de arsênio em Eisenia Andrei e exposição a solos do entorno de minerações de ouro. Revista Brasileira de Ciências do Solo. 2015.

BETTIOL W.; CAMARGO O. A.. Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto. Gestão de residuos na agricultura e agroindústria - Capitulo VIII. Embrapa, 2006.

MARTINS, G. C.. Estudos ecotoxicológicos sobre arsênio em solos tropicais: avaliação do valor de prevenção de arsênio. Universidade Federal de Lavras - Tese. Lavras, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.