Testes com sementes e enchytraeus crypticus da toxicidade do cádmio no solo
PDF

Palavras-chave

Toxicidade do solo
Enchytraeus crypticus
Toxicidade em sementes

Como Citar

GONÇALVES, Maria; PIRES, Marta; ZANATTA, Maraline. Testes com sementes e enchytraeus crypticus da toxicidade do cádmio no solo . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191706. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1706. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Muito se tem falado nos últimos anos sobre contaminação do solo e toxicidade de compostos utilizados comumente em nosso dia a dia. Para isso, testes de toxicidade são implementados, a fim de verificar a que ponto determinada toxicidade ou composto pode influenciar no desenvolvimento, reprodução e vida da biota de um ambiente. É importante que, para testes como esses, organismos significativos, com alta sensibilidade, sejam utilizados como bioindicadores. Dessa forma o presente trabalho tem o objetivo de testar em sementes de Rúcula (Eruca sativa) e em enquitreídeos (Enchytraeus crypticus) a toxicidade do Cádmio no solo; elemento com toxicidade próxima à do Mercúrio e muito presente naturalmente no ambiente e em compostos sintéticos como agrotóxicos, cigarros, corantes, entre outros.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191706
PDF

Referências

ABNT NBR ISO 16387. Qualidade do solo - Efeitos de poluentes em Enchytraeidae (Enchytraeus sp.) - Determinação de efeitos sobre reprodução e sobrevivência. Rio de Janeiro. 2012.

TAM, N.F.Y., TIQUIA, S. Assessing toxicity of spent pig litter using a seed germination technique. Hong Kong, 1994.

USEPA UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY - Ecological Effects Test Guidelines OPPTS 850.4200 – Seed germination / Root Elongation Toxicity Test. P.a.T. S. Prevention. Washington D.C., USEPA: 6, 1996.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.