Resumo
Embora vários estudos sobre a influência das concepções prévias no aprendizado da Física pressupõem que a superação das concepções alternativas apresentadas pelos alunos demanda mudança de atitude dos professores diante de suas práticas didático-pedagógicas, pouco se conhece sobre como de fato ocorre a introjeção dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. O objetivo geral deste projeto foi avaliar, de forma quantitativa, a introjeção do conceito de força em diferentes fases do ensino formal de Física.
Referências
HESTENES, David; WELLS, Malcolm; SWACKHAMER, Gregg. Force concept inventory. The Physics Teacher, [s.l.], v. 30, n. 3, p.141-158, mar. 1992. American Association of Physics Teachers (AAPT). http://dx.doi.org/10.1119/1.2343497.
CROUCH, Catherine H.; MAZUR, Eric. Peer Instruction: Ten years of experience and results. American Journal Of Physics, [s.l.], v. 69, n. 9, p.970-977, set. 2001. American Association of Physics Teachers (AAPT). http://dx.doi.org/10.1119/1.1374249.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.