Análise da influência da navegação cerebral na resolução espacial da técnica de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS)
PDF

Palavras-chave

Neurociência funcional
Navegação cerebral
Espectroscopia no infravermelho próximo

Como Citar

SOUZA, Nicolas de; MESQUITA, Rickson; TORRES, Edwin; SILVA, José; NOVI, Sérgio; TING, Wu. Análise da influência da navegação cerebral na resolução espacial da técnica de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191729. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1729. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Dentre as técnicas de neuroimagem, tem-se a espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) que possui características que incentivam o seu densenvolvimento para aplicações clínicas e em neurociência. Esse projeto propõe investigar como o acréscimo da resolução espacial na técnica pode melhorar a reprodutibilidade do sinal NIRS. Para isso, foi feito uma melhora na ferramenta de visualização espacial da técnica, acrescentando a possibilidade de utilizar uma reconstrução 3D do cérebro específico do sujeito, tendo em vista que cada indivíduo possui uma anatomia diferente. Ademais, foi feita a integração de um sistema de neuronavegação combinada ao sistema de coleta NIRS, o que viabilizou novas abordagens nas pesquisas feitas com fNIRS.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191729
PDF

Referências

HUPPERT, Theodore J. et al. HomER: a review of time-series analysis methods for near-infrared spectroscopy of the brain. Applied optics, v. 48, n. 10, p. D280-D298, 2009.

AASTED, Christopher M. et al. Anatomical guidance for functional nearinfrared spectroscopy: AtlasViewer tutorial. Neurophotonics, v. 2, n. 2, p. 020801, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.