Equipes de voleibol promovidas pelas atléticas
PDF

Palavras-chave

Jogos universitários
Fatores motivacionais
Voleibol

Como Citar

SCARASSATI, Isabela; ROJAS, Marta. Equipes de voleibol promovidas pelas atléticas: motivos pelos quais os universitários participam. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191772. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1772. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O estudo identifica os fatores que influenciam ou motivam a participação dos universitários em modalidades esportivas promovidas pelas atléticas no meio universitário. A pesquisa é qualitativa de tipo descritiva. Participaram deste estudo universitários praticantes da modalidade Voleibol das atléticas da Unicamp. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de motivação para a prática esportiva, de Gaya e Cardoso (1998), composta por 19 perguntas objetivas e três questões abertas relacionadas com a escolha da modalidade, o objetivo da prática e contribuição para sua formação pessoal, acadêmica e profissional. No total, foram obtidas 85 respostas e posteriormente realizada a análise estatística simples, subdividindo em grupos de competências específicas que o Inventário propõe e análise qualitativa por categorias. Em relação às perguntas objetivas, as competências esportivas de saúde e amizade/lazer obtiveram o grau de muito importante para os participantes, mais especificamente, o de amizade/lazer que obteve a maior porcentagem se comparada às outras competências. Pode-se concluir que o esporte contribui para a permanência do estudante na universidade, sendo a prática de atividade física, mais especificamente o voleibol, contribuindo para que o estudante consiga ter um momento fora da rotina de estudos, melhorando sua saúde e sua participação dentro da universidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191772
PDF

Referências

BORGES, E.de C; BUONICORE, A.C. Memória do esporte educacional brasileiro – Breve história dos Jogos Universitários e Escolares. São Paulo: Centro de estudos e memória da juventude, 2007.

HATZIDAKIS, G. Perfil da atividade esportiva principal de atletas universitários participantes de competições esportivas universitária oficiais. Monografia UNIFEC São Caetano do Sul, 1993.

SOUZA, L.T.de; O esporte universitário e a motivação do aluno da Unicamp para a prática de atividade física e esportivas. Campinas, 2006.

STAREPRAVO, F.A.; REIS, L.J.de A; MEZZADRI, F.M.; MARCHI Jr. W. Esporte universitário brasileiro: uma leitura a partir de suas relações com o Estado. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) [online]. 2010, vol.31, n.3, pp.131148.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.