Avaliação da eficácia de um treinamento relacionado à prevenção de lesão por pressão
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Palavras-chave

Capacitação em serviço
Lesão por pressão
Enfermagem

Como Citar

MARTINS, Maria; GASPARINO, Renata; SILVA, Vanessa da; ALMEIDA, Angélica de; ANTUNES, Ivan; ROSCANI, Alessandra. Avaliação da eficácia de um treinamento relacionado à prevenção de lesão por pressão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191691. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1691. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de um treinamento para implementação de medidas de prevenção de Lesão por Pressão (LP). Método: Estudo quase-experimental, desenvolvido em quatro etapas: 1) validação de conteúdo do instrumento de auditoria de prevenção de LP do Núcleo de Estomaterapia da instituição, por seis juízes e cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC); 2) auditoria para avaliar se as medidas de prevenção de LP, descritas no protocolo institucional, estavam sendo implementadas pela equipe de enfermagem; 3) capacitação da equipe de profissionais de enfermagem, por meio da simulação clínica e realização de pré e pós-teste para avaliação do conhecimento e 4) auditoria para avaliar a implementação das medidas de prevenção de LP, após a intervenção educativa. Resultados: 1) após duas rodadas, os itens do instrumento de auditoria alcançaram um IVC superior a 90%; 2) a conformidade da implementação das medidas de prevenção de LP, na primeira auditoria, foi de 71,6%; 3) a capacitação da equipe de enfermagem se mostrou eficaz frente às médias encontradas no pré (7,9) e pós-teste (8,5), com p<0,0001 e 4) a conformidade da implementação das medidas de prevenção de LP foi de 63,8%. Conclusão: A capacitação utilizando a simulação clínica mostrou-se uma ferramenta eficaz para agregar conhecimento, entretanto, outros fatores interferem na mudança de comportamento, por parte da equipe, considerando que apesar de terem conhecimento, as atitudes não se modificaram, na prática.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191691
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Referências

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