Estudo da expressão tecidual dos hormônios GH e ACTH em adenomas hipofisários e de seus respectivos níveis séricos em indivíduos com adenomas hipofisários secretores de GH, ACTH ou não funcionantes
PDF

Palavras-chave

Adenoma
Hipófise
Imunoistoquímica

Como Citar

TAMANINI, João; ROGERIO, Fabio; HAITER, Thiago; FREITAS, Leandro; QUEIROZ, Luciano; DAL FABBRO, Mateus. Estudo da expressão tecidual dos hormônios GH e ACTH em adenomas hipofisários e de seus respectivos níveis séricos em indivíduos com adenomas hipofisários secretores de GH, ACTH ou não funcionantes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191642. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1642. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Adenomas hipofisários (AH) são neoplasias benignas. Estudamos 30 AHs de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico e 5 hipófises provenientes de indivíduos autopsiados sem histórico de endocrinopatia (controles). Para a análise da expressão hormonal tecidual (EHT) de GH e ACTH foram utilizados dois anticorpos distintos para cada hormônio e análise da imunomarcação pelo software ImageJ®. Não foi notada correlação entre a EHT (GH ou ACTH) e os respectivos níveis séricos, nem entre a EHT de GH e os níveis séricos de IGF-1. Por sua vez, a EHT de ACTH obtida por um dos anticorpos se correlacionou com os níveis de cortisol urinário. Ainda, os valores de EHT de GH obtidos por meio de cada um dos anticorpos utilizados não se correlacionaram e foram estatisticamente diferentes entre si. Ademais, foi observada correlação entre os valores de EHT de ACTH obtidos por meio de cada um dos anticorpos, sendo esses valores estatisticamente semelhantes. Quanto ao número de mitoses por campo de grande aumento (CGA, 40x) e imunoexpressão dos marcadores de proliferação celular p53 ou Ki-67 não foi notada correlação entre eles, nem com o tamanho da lesão. Por fim, não foi encontrada nenhuma área de necrose.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191642
PDF

Referências

Herzog T, Schlote W, Lorenz R, Jungmann E, Althoff PH. Pituitary adenomas: serum hormone levels and immunohistochemical staining for ACTH, GH and prolactin. Clin Neuropathol. 1993;12(2):117–20.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.