Avaliação de propriedades mecânicas e químicas de compósito com partículas de diatomita
PDF

Palavras-chave

Compósitos
Diatomita
Propriedades

Como Citar

MARCATTO, João; CORRER, Americo; ARAÚJO, Isaac. Avaliação de propriedades mecânicas e químicas de compósito com partículas de diatomita: estudo comparativo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191603. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1603. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo foi avaliado características de sorção e solubilidade e de tenacidade à fratura de compósitos com diferentes tipos de carga em comparação ao novo compósito com carga contendo diatomita (Zirconfill). Para os testes foram utilizadas as resinas Zirconfill, Z350 e Mosaic. As análises de sorção e solubilidade foram feitas conforme a ISO 4049 por meio da confecção de discos (15x1mm) de cada compósito (n=8). Todas as amostras, em todas as análises, foram foto-ativadas por 40s (1200 mW/cm2). Os discos foram secos e pesados até se obter o peso sem variação. Foram armazenados em água destilada por 7 dias e novamente pesados para o teste de sorção. Em seguida, armazenados em estufa 37 °C até atingir um peso constante para que fosse usado no teste de solubilidade. A tenacidade à fratura foi avaliada conforme a ISO 13586. As amostras (n=10) foram confeccionadas utilizando matrizes metálicas com um defeito em forma de cunha no centro. Após a fotoativação, as amostras foram submetidas ao teste de flexão e os dados incluídos na fórmula de tenacidade à fratura. Foram aplicados os testes de normalidade dos dados e estatística descritiva adequada considerando o nível de significância de 5%. Para o teste de sorção foi aplicado Kruskal-Wallis e não houve diferença entre os grupos. Para solubilidade, foi feita com Anova One-way e a resina Mosaic solubilizou mais que Zirconfill e Z350. Com relação a tenacidade à fratura, Anova One-way e não houve diferença estatística entre os grupos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191603
PDF

Referências

Ferracane JL Resin composite - State of the art. Dent Mater 2011 27:29-38.

Lima IPC, Melo MAF, Melo DMA. Caracterização e avaliação do incremento de diatomita em uma resina comercial de uso odontológico. Tese de doutorado; 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.