O professor de educação física frente à inclusão do aluno com deficiência
PDF

Palavras-chave

Educação física
Formação inicial
Pessoa com deficiência.

Como Citar

ALVES, Maria Luiza Tanure; MONTEIRO, Alline Christine; SILVA JUNIOR, Jefferson Henrique da; OLIVEIRA, Sara Rocha de. O professor de educação física frente à inclusão do aluno com deficiência: reflexão sobre a formação inicial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181448. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1448. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar o processo de formação inicial em Educação Física voltado a inclusão de estudantes com deficiência, sob a perspectiva dos professores. Participaram da pesquisa oito professores, sem distinção de gênero, com idades entre 27 e 56 anos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, posteriormente transcrita e analisada por meio da técnica de análise de conteúdo. Professores de Educação Física relataram sentimento de despreparo frente à inclusão do aluno com deficiência, atribuído a falhas na formação inicial. O texto traz reflexões sobre o processo de formação inicial destes professores acerca da inclusão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181448
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.