O aluno com deficiência nas aulas de educação física
PDF

Palavras-chave

Inclusão
Deficiência
Educação física escolar.

Como Citar

RAMOS, Livia Beatriz do Carmo; ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência nas aulas de educação física: uma análise dos estudos brasileiros. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018855. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/855. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar um compilamento sobre o que foi produzido nos últimos anos sobre inclusão do aluno com deficiência, nas aulas de educação física no Brasil, por meio de uma pesquisa de revisão da literatura, buscando indicar quais são os maiores desafios presentes no processo inclusivo. Método: Revisão sistemática do tema em pesquisas do tipo experimental realizadas nos últimos dez anos, dentro artigos encontrados nas bases de dados, foram selecionados 11 para compor a amostra do presente estudo. A amostra se caracterizou com artigos de qualitativos e em sua maioria artigos que apresentaram entrevista semi estruturada como método de pesquisa. Foi possível notar que a educação física pode tanto ser um agente que dificulta a inclusão como um agente que promove a inclusão no âmbito escolar, com isto é necessário que tanto professores quanto gestores escolares busquem alternativas que diante os desafios que ocorrem em todos os âmbitos para que a inclusão aconteça.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018855
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.