Análise das ações técnicas presentes nos jogos/brincadeiras de bola com os pés
PDF

Palavras-chave

Futebol
Jogos tradicionais
Análise técnica.

Como Citar

COSTA, Vitor Hugo Silva; SCAGLIA, Alcides Jose. Análise das ações técnicas presentes nos jogos/brincadeiras de bola com os pés. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181370. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1370. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O futebol é o esporte mais praticado do mundo. O brasileiro é conhecido mundialmente por seu talento e técnica com a bola. O futebol, jogo/esporte, faz parte da família de jogos/brincadeiras de bola com os pés, assim sendo pode se observar que ações técnicas e táticas presentes no jogo/esporte, também podem ser encontradas em muitos jogos/brincadeira de bola com os pés. Nesta pesquisa foram realizados 3 jogos tradicionais de bola com os pés, com crianças e universitários, com foco na análise das ações técnicas presentes. Os resultados encontrados nos dois grupos confirmam nossa hipótese, advinda dos estudos de Scaglia (2003 e 2011), em que mesmo aplicados para diferentes grupos, com níveis de habilidades distintos, as mesmas ações técnicas foram encontradas, de modo a evidenciar as potencialidades e possibilidades dos jogos, bem como seu controle em meio ao desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem. Indo de encontro ao que a nova metodologia do Ensino do Futebol vem afirmando.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181370
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.