Avaliação de anestésicos tópicos para anestesia do freio lingual
PDF

Palavras-chave

Anestesia tópica
Frenotomia
Anestésicos locais.

Como Citar

BUENO, Tamiris Christensen; VOLPATO, Maria Cristina; ARAUJO, Jaiza Samara M. de; GROPPO, Francisco Carlos. Avaliação de anestésicos tópicos para anestesia do freio lingual. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181281. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1281. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A anquiloglossia é uma condição na qual há restrição da movimentação normal da língua dificultando a amamentação bebês e posteriormente, a fala. O tratamento preconizado é a frenotomia, não havendo um consenso sobre a anestesia prévia ao procedimento. Este trabalho comparou, em voluntários adultos, a eficácia (taxa de sucesso e tempo de anestesia) dos anestésicos tópicos: mistura eutética de lidocaína 2,5% e prilocaína 2,5% (EMLA®), creme de lidocaína 4% (Dermomax®), solução de tetracaína 1% e fenilefrina 0,1% (Allergan®) e um placebo, aplicados por 1 minuto dos dois lados do freio labial para determinar o de melhor escolha para realização de frenotomia em bebês. Todos os anestésicos testados foram melhores que o placebo em todos os níveis de pressão aplicados no freio lingual, porém as formulações Dermomax e EMLA apresentaram maior taxa de sucesso e tempo de anestesia que o Allergan. EMLA promoveu leve ardência durante a aplicação. Conclui-se que o Dermomax poderia ser a melhor escolha para aplicação em bebês.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181281
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.