Análise reológica de formulações espessantes biopoliméricas para pacientes com disfagia
PDF

Palavras-chave

Biopolímeros
Reologia
Disfagia.

Como Citar

GARCIA, Sofia Tarifa; CUNHA, Rosiane Lopes da; VIEIRA, Jorge Miguel Magalhães. Análise reológica de formulações espessantes biopoliméricas para pacientes com disfagia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181255. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1255. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A deglutição em pacientes disfágicos é feita de forma desordenada, podendo resultar na aspiração de alimentos líquidos. Esta condição pode ser aliviada pela utilização de espessantes que modificam as propriedades reológicas dos alimentos. Neste projeto, o desenvolvimento de novos espessantes contendo linhaça em sua composição se torna uma opção que além de garantir a viscosidade ideal para a aceitação do consumidor, considera aspectos como o teor nutritivo e funcional dos produtos em questão, pois grande parte das fórmulas comerciais é altamente calórica, traz poucos benefícios além do efeito espessante e possui recomendação de utilização genérica para o paciente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181255
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.