Arranjos familiares e os avós
PDF

Palavras-chave

Avós
Velhice
Família.

Como Citar

MORTARA, Sofia; DEBERT, Guita Grin. Arranjos familiares e os avós. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181254. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1254. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi contribuir para a reflexão sobre os significados que ser avô(ó) ganha no mundo contemporâneo. Com essa finalidade e tendo como base uma metodologia qualitativa de entrevistas abertas com avós, o interesse foi compreender como estudantes da UniversIDADE da UNICAMP (programa de universidade aberta à terceira idade) avaliam as relações entre gerações na família e as funções que avós vêm assumindo. A revisão bibliográfica sobre o tema e os resultados da pesquisa indicam diversidades e transformações da condição dos(as) avós, que ganha relevância num contexto marcado pelo prolongamento da vida humana, decréscimo das taxas de natalidade e aumento do número de lares monoparentais. O interesse, através da discussão dos dados teóricos e empíricos obtidos, é situar os(as) avós nos debates sobre família e compreender como as percepções sobre suas funções sociais se combinam com o ideário da velhice ativa que marca as universidades da terceira idade e as interações geracionais nas famílias.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181254
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.