Gênero e religião na experiência da doença de Alzheimer
PDF

Palavras-chave

Antropologia
Doença de Alzheimer
Irmãs.

Como Citar

VICENTIN, Letícia; DEBERT, Guita Grin; FERIANI, Daniela Moreno. Gênero e religião na experiência da doença de Alzheimer. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018848. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/848. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Além dos aspectos biológicos, outras dimensões também atravessam a experiência da doença, entre elas, o gênero e a religião. Na Residência Carmen Sallés, a doença de Alzheimer é multifacetada e heterogênea, assim como a própria experiência das Irmãs. Reconhecendo a importância dos estudos antropológicos que busquem trazer as percepções dos doentes à tona, a pesquisa caminhou através de uma etnografia de vivência intensa entre as Irmãs e leitura bibliográfica, a fim de acessar os modos pelos quais essas mulheres religiosas vivem e interpretam a doença de Alzheimer. Dentre os dados etnográficos, pode-se compreender que a espiritualidade parece dissolver o terror e o assombro das confusões e delírios, trazendo possibilidades novas de interpretação.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018848
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.