BIM aplicado na modelagem de trilhos para metrô
PDF

Palavras-chave

BIM
Metrô
Quantificação.

Como Citar

MARUYAMA, Renato César; RUSCHEL, Regina Coeli. BIM aplicado na modelagem de trilhos para metrô. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181212. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1212. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O BIM -Building Information Modeling- é um novo método de trabalho que possibilita a representação digital das características geométricas e funcionais de um projeto durante todo o seu ciclo de vida. Embora o termo building da sigla signifique prédio, ele também engloba as obras de infraestruturas que envolvem muitos profissionais e necessitam de alto investimento. Os principais benefícios do BIM são a precisão, a estimativa de custos, o monitoramento de cronogramas e a troca de informações. O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar o uso de ferramenta BIM na modelagem de trilhos para metrô. Como os projetos de infraestruturas possuem detalhes de vão de centímetros à quilômetros, o objetivo é modelar trechos representativos ao invés de representar todo o projeto. O método utilizado é o estudo de caso composto de cinco etapas: exploração preliminar, formulação da demonstração, pré-testes e adaptações, coleta de dados e análise do material. Modelou-se três trechos mais recorrente em projetos de metrô, identificando adaptações, bibliotecas e parâmetros associados. O potencial de estimativa da ferramenta de quantificação do software Revit também foi analisado, bem como a eficiência e representatividade de componentes IFC (formato padrão de troca de informações) nos esquemas exportados. Como solução para projetos futuros, estudou-se o fluxo de trabalho entre o Infraworks, Inventor, Civil 3D, Revit, Navisworks e 3ds Max.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181212
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.