Caracterização de efluente anaeróbio
PDF

Palavras-chave

Anammox
Matéria orgânica
Influência.

Como Citar

SACHETTO, Pâmela Alexa; CRUZ, Luana Mattos de Oliveira. Caracterização de efluente anaeróbio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181106. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1106. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar o efluente anaeróbio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barão Geraldo, que será utilizado para alimentar um reator de bancada operado para remoção de nitrogênio via processo Anammox, quanto a composição de matéria orgânica nos diferentes dias e horários da semana, assim como verificar a influência da sazonalidade e prever o comportamento da bactéria em frente ao uso deste efluente na operação do reator. Para isso foram realizadas análises de turbidez, condutividade, pH, alcalinidade total e parcial, Demanda Química de Oxigênio (DQO) total e solúvel, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, nitrogênio total kjeldahl (NTK) e fósforo em amostras simples e compostas de diferentes dias e horários da semana. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos parâmetros do efluente estudado se encontram dentro do esperado pela literatura e a razão DQO/N foi de 2,5, razão esta favorável a remoção de nitrogênio via processo anammox.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181106
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.