Remoção de compostos nitrogenados pelo processo anammox em filtro biológico percolador
PDF

Palavras-chave

Esgoto
Saneamento
Meio suporte de espuma.

Como Citar

COSTA, Alef Ferreira da; CRUZ, Luana Mattos de Oliveira; MENEZES, Rosana Oliveira; NEVES, Rafael de Alencar. Remoção de compostos nitrogenados pelo processo anammox em filtro biológico percolador. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201866. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/66. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A remoção de nitrogênio tem sido um dos temas mais discutidos atualmente no campo do tratamento de esgotos sanitários. Esgotos lançados sem remoção adequada de compostos nitrogenados podem causar eutrofização dos corpos receptores bem com contaminar mananciais e lençóis freáticos. Para previnir esta situação, muitas tecnologias e processos tem sido desenvolvidos e estudados. O processo que envolve a bactéria ANAMMOX (ANaerobic AMMonium-Oxidizing bacteria) foi descoberto na década de 90 e tem se demonstrado como uma opção inovadora em pesquisas recentes. Suas vantagens em relação a outros processos são: a independência de fonte de carbono externo, a menor demanda de oxigênio, o menor consumo de energia e a menor produção de lodo. A maioria dos estudos acerca deste processo, entretanto, são desenvolvidos em reatores operados por batelada. Nestes reatores há maior dificuldade de retenção da biomassa sendo desvantagem para bactérias que tem seu crescimento mais lento, como é o caso das bactérias ANAMMOX. Neste projeto foi contruído um reator em escala de bancada do tipo Filtro percolador sem recirculação para avaliar o seu desempenho quanto a remoção de compostos nitrogenados pelo processo anammox. Além disso, foram realizados testes de tempo de detenção hidráulico (TDH), caracterização do meio suporte e da biomassa utilizada como inóculo.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201866
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.