Análise de depósitos de barras fluviais da formação Marizal à partir de modelos 3D de afloramentos
PDF

Palavras-chave

Fotogrametria
Afloramentos
Tucano.

Como Citar

SABIO, Natalia Cristina; FREITAS, Bernardo Tavares. Análise de depósitos de barras fluviais da formação Marizal à partir de modelos 3D de afloramentos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181073. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1073. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é construir modelos 3D de exposições rochosas de depósitos fluviais a partir de fotografias obtidas com a ajuda de drones e contribuir com o desenvolvimento de rotina relacionada à aplicação de modelos 3D ao estudo de sucessões fluviais. Para tanto, foram abordados depósitos previamente interpretados como barras fluviais de idade Aptiana na Bacia do Tucano, mais precisamente depósitos do topo do Membro Banzaê expostos na Fazenda Retiro, próximo à área urbana de Banzaê - BA. Foram processados, com a utilização do software Photoscan da Agisoft, dados relativos a duas campanhas de campo, realizadas em 2017 com drones do tipo asa-fixa e multirotor. Produtos resultantes dos levantamentos com o equipamento asa-fixa auxiliaram no planejamento dos levantamentos com o equipamento multirotor. A partir dos levantamentos com o multirotor foram obtidos afloramentos virtuais que possibilitaram a extração de parâmetros sedimentológicos quantificáveis, como orientações de superfícies e parâmetros dimensionais, comparáveis a dados obtidos diretamente em campo com trena e bússola.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181073
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.