Extração de dados sedimentológicos de afloramentos virtuais análogos de reservatórios de origem fluvial
PDF

Palavras-chave

Fotogrametria
Afloramentos virtuais
Bacia do Tucano.

Como Citar

FERREIRA, Matheus Augusto Silva; FREITAS, Bernardo Tavares. Extração de dados sedimentológicos de afloramentos virtuais análogos de reservatórios de origem fluvial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181026. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1026. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é a caracterização de depósitos fluviais da Formação Marizal que representam o preenchimento de um canal abandonado. Para tanto, foram construídos modelos 3D das exposições a partir de fotografias obtidas com a ajuda de drones. Os depósitos estudados ocorrem no topo do Membro Banzaê, da Formação Marizal e situam-se no Povoado de Campo do Brito, a norte da sede urbana do município de Banzaê-BA, num dos acessos à localidade conhecida como Fazenda Retiro. Desenvolveu-se um fluxo de trabalho para a extração de dados sedimentológicos e interpretação detalhada dos modelos 3D resultantes do processamento com o software Photoscan da Agisoft de fotografias tiradas com drone do tipo multirotor. A partir dos levantamentos, foram obtidos afloramentos virtuais que possibilitaram a extração de parâmetros sedimentológicos quantificáveis, como orientações de superfícies e parâmetros dimensionais, comparáveis a dados obtidos diretamente em campo por técnicas convencionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181026
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.