Caracterização de nanopartículas de dióxido de silício utilizando sensor de fibra óptica
PDF

Palavras-chave

Sensor de fibra óptica
Nanofluído
Sílica.

Como Citar

GOMES, Matheus Kaue; FUJIWARA, Eric; SOARES, Marco S. C.; SUZUKI, Carlos K. Caracterização de nanopartículas de dióxido de silício utilizando sensor de fibra óptica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181041. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1041. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A caracterização das propriedades dos nanofluidos de sílica um sensor de fibra óptica é relatado. O efeito da concentração e tamanho das nanopartículas foram analisados por espalhamento de luz dinâmico (DLS), tornando possível estimar as propriedades da amostra a partir da taxa de decaimento. Além disso, os nanofluidos foram submetidos a aquecimento controlado, de modo que as variações da condutividade térmica e do índice de refração puderam ser inferidas a partir de sinais de intensidade refletida e da função de autocorrelação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181041
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.