Relação entre a composição corporal e resíduos do agrotóxico DDT em leite humano de mulheres atendidas no hospital da mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - centro de atenção integral à saúde da mulher, CAISM/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Leite materno
Agrotóxico
Organoclorados.

Como Citar

LUIZ, Marina Padovan; OLIVEIRA, Julicristie Machado de. Relação entre a composição corporal e resíduos do agrotóxico DDT em leite humano de mulheres atendidas no hospital da mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - centro de atenção integral à saúde da mulher, CAISM/UNICAMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1010. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Brasil é como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Entretanto, sabe-se que tais substâncias podem causar diversos impactos ambientais, como as contaminações de solo, água e de alimentos. Alguns resíduos, como os de DDT (diclorodifeniltricloroetano), bioacumulam e podem ser identificados em tecido adiposo, plasma e leite humano. Foram realizadas as coletas e análises de amostras de leite de 50 mulheres atendidas no CAISM/Unicamp em 2016. Em todas as amostras, foram detectados ao menos resíduos de dois agrotóxicos (DDT e Fenitrotion). As concentrações de resíduos de DDT no leite não se correlacionaram de forma estatisticamente significativa com o IMC e a porcentagem de gordura corporal das mulheres estudadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181010
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.