Análise da implementação do programa NutriSUS no município de Limeira, SP
PDF

Palavras-chave

NutriSUS
Ministério da saúde
Implementação.

Como Citar

SILVA, Natalia Pereira; OLIVEIRA, Julicristie Machado de. Análise da implementação do programa NutriSUS no município de Limeira, SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181080. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1080. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O NutriSUS é um programa nacional que tem por objetivo prevenir e combater os déficits de nutricionais por meio da suplementação infantil, entre os 6 e 48 meses de idade, com multimicronutrientes em pó. Na primeira fase desta pesquisa, buscou-se compreender se a estratégia de suplementação é eficaz. Posteriormente, foi avaliada a abrangência da adesão e a efetividade de implementação do programa por meio da análise de dados quantitativos disponíveis nas bases públicas do Ministério da Saúde (MS) para todas as regiões do país e para o município de Limeira, SP. Os resultados da análise dos artigos científicos apontam que há eficácia da suplementação infantil quando realizada em ambiente doméstico, pois os há impactos no crescimento infantil e redução dos déficits de micronutrientes (deficiência de ferro e anemia, por exemplo). No entanto, o processo de implementação do programa na rede de ensino infantil é falho, uma vez que as metas de suplementação não são atingidas em nenhuma das regiões do país, especialmente no município de Limeira, SP.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181080
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.