bolsas
ProUni
política pública

DE FRANÇA MAGALHÃES COSTA, Juan. Da formulação à implementação do programa Universidade para Todos (ProUni): avaliação dos 15 anos do programa. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4251. Acesso em: 29 mar. 2024.

O acesso ao ensino superior no Brasil possuía até o começo dos anos 2000 diversas barreiras consideradas intransponíveis para a população de baixa renda. O investimento para a expansão das instituições de ensino superior públicas era insuficiente. As discussões sobre como promover o acesso e a permanência passavam, invariavelmente, pela elaboração de uma política pública que fosse feita em parceria com o setor privado. Em 2004 o Ministério da Educação formulou o Programa Universidade para Todos (ProUni), um programa onde seriam contemplados estudantes de baixa renda, negros, indígenas e professores da educação básica. Ao longo do debate no Congresso, os mantenedores das instituições de ensino superior privadas foram os atores mais participativos e promoveram diversas mudanças no desenho inicial da política pública. Apesar disso, após 15 anos de existência, o artigo mostra que o programa apresenta resultados exitosos em termos do acesso e permanência do público-alvo.

O trabalho foi elaborado tendo por objetivo geral responder a seguinte pergunta de pesquisa: “quais os resultados do ProUni ao longo de 15 anos de implementação?” Para isso, foram definidos três objetivos específicos: conceituar a formulação do ProUni no âmbito das políticas públicas; apresentar a implementação do ProUni; e mostrar os resultados da referida política pública.

A avaliação apresentada mostra que os resultados desta política pública têm sido exitosos em relação a inclusão e permanência de bolsistas de baixa renda e minorias étnicas. Ao longo dos quinze anos de dados do programa, foi possível perceber avanços notáveis quanto a inclusão de pardos e uma melhor distribuição das bolsas em regiões menos desenvolvidas do país. Assim, a pesquisa mostra que o ProUni pode ser considerado um programa com bons resultados e, portanto, eficaz acerca dos problemas que levaram ao seu desenho.