cidades inteligentes
plataformas
participação popular

DE CARVALHO S. FERREIRA, Lucas; KANASHIRO MAKIYA, Ieda; MACHADO DO AMPARO, Everton; OLIVEIRA SPARNS, Murilo; IGNACIO GIOCONDO CESAR, Francisco. A relevância da participação popular para governança sustentável de cidades inteligentes através de plataformas digitais. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4245. Acesso em: 16 abr. 2024.

Esta pesquisa busca entender como a participação popular através de plataformas digitais tem interferido na criação de políticas urbanas colaborativas e sustentáveis, de acordo com o ODS 11 proposto pela Organização das Nações Unidas. Parte-se de uma revisão da literatura sobre modelos de plataformas utilizadas para governança de diferentes cidades inteligentes. Através de um modelo atualizado da Escada de Arnstein, serão relacionadas as funcionalidades oferecidas pelas plataformas para maior participação popular, o contexto socioeconômico onde foram implementadas e os resultados alcançados quanto a sustentabilidade urbana.

Copyright (c) 2021 Lucas de Carvalho S. Ferreira, Ieda Kanashiro Makiya, Everton Machado do Amparo, Murilo Oliveira Sparns, Francisco Ignacio Giocondo Cesar