Financiamento da extensão universitária

PROEXT
UNICAMP
USP.

CINTRA, Marília. Financiamento da extensão universitária: análise comparativa entre USP e UNICAMP no acesso ao PROEXT. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 9, p. 189–205, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/1482. Acesso em: 22 jul. 2024.

O presente estudo trata do PROEXT - Programa de Extensão Universitária - instituído pelo Governo Federal a partir do Decreto n. 6.495 de 30 de junho de 2008. Objetiva mensurar a aderência, abrangência, bem como a distribuição das iniciativas ao acesso à referida política pública por parte de duas universidades públicas paulistas (UNICAMP e USP). Tomando como base estes dados para uma análise comparativa que visa notar de que forma estas universidades e seus respectivos docentes propositores se relacionam com a extensão universitária, em especial com sua principal fonte pública de fomento (PROEXT). O presente estudo identificou um possível descompasso em ambas universidades, no que se refere à atuação, bem como a iniciativa de pleitear financiamento à Extensão Universitária, o que poderia, em certa perspectiva, se cristalizar como prejudicial às premissas estabelecidas na Política Nacional de Extensão Universitária.