Perspectivas críticas sobre a constituição e utilização dos indicadores sociais na modernidade

Autores

  • Pietro Gibertini Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Indicadores sociais, Políticas Públicas, Modernidade

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do nascimento e emancipação dos indicadores sociais no fazer político moderno, procurando compreender as vertentes filosófcas e epistemológicas que alicerçam sua constituição enquanto ferramentas políticas e refletir sobre quais seriam os pontos negativos que a utilização imprudente dos mesmos pode ocasionar. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica e histórica de artigos e documentos que iluminam as pontuações propostas e se construír novos caminhos que possam ajudar no futuro aprofundamento do debate sobre conceitualização e utilização destes indicadores nas políticas públicas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietro Gibertini, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/FCA/UNICAMP) e graduado em Administração Pública pela mesma Universidade. Membro do Laboratório de Economia e Gestão (LEG/FCA/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2023-01-27

Como Citar

GIBERTINI, P. Perspectivas críticas sobre a constituição e utilização dos indicadores sociais na modernidade. Seminários do LEG, Limeira, SP, v. 13, n. 1, p. 109–123, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4806. Acesso em: 4 jun. 2023.